quinta-feira, 6 de maio de 2010

MALHAÇÃO FACIAL

                            Sem medo das rugas
Um guia completo para você aprender a lidar com os sinais do tempo - dos pés-de-galinha  
                            à flacidez, sempre com tranqüilidade e sem sofrimento


  Atenção:antes de executar estes exercícios, hidrate bem o rosto com um creme adequado ao seu tipo de pele

A ginástica facial é uma excelente opção para melhorar a aparência da pele sem precisar recorrer a tratamentos dolorosos e caros. Usada a princípio como terapia para portadores de paralisia facial, descobriu-se que o método pode melhorar o tônus e o viço da face. Se for bem executado pode, inclusive, suavizar a aparência das rugas. O rosto é formado por mais de 40 músculos eretores que, como os do corpo, se tornam mais firmes e fortes se forem exercitados. O objetivo da ginástica facial é trabalhar aqueles que sustentam os olhos, o queixo, as bochechas, e a área ao redor da boca. Os movimentos também estimulam a circulação sangüínea, dando, literalmente, mais vida às células que formam a pele. A esteticista Roseli Siqueira, autora do livro "Guia de Automassagem & Estética Facial", da editora Master Book, explica que o mais importante é fazer os exercícios pelo menos três vezes por semana, sempre com a pele hidratada e com a mente relaxada. Segundo ela, muitas vezes, uma aparência envelhecida se deve ao estresse, ao desânimo e à depressão. Ela recomenda que se use a ginástica para perceber - e evitar - atitudes que "envelhecem", como olhar sempre para baixo, franzir o cenho, ranger os dentes.Ficou animada? Antes de começar, saiba que essa terapia requer atenção. Movimentos errados, como caretas e vícios de expressão, podem marcar a pele. Segundo Verônica Tariki, as caretas provocam um tipo particular de ruga, pois os movimentos que promovem na musculatura são insuficientes para provocar tônus muscular.

Olhos



1. O objetivo é abrir os olhos e levantar as pálpebras. Faça assim: arregale os olhos o máximo que você conseguir. Mantenha a mão sobre a testa, durante todo o exercício.
 

 
2. Em seguida, cerre as pálpebras, mantendo as sobrancelhas elevadas. Repita 20 vezes. O objetivo é estimular os músculos eretores das pálpebras superiores.

 
DICA: Após executar a série toda, estabilize os músculos da testa. Com os dedos médio e anular, levante suavemente a pele sobre as sobrancelhas. Repita 5 vezes. Faça isso toda vez que se sentir tensa.

Boca



Umedeça os lábios e pressione um contra o outro, puxando-os para dentro da boca. Aperte-os bem e, na hora de soltar, contraia toda a região da boca. Repita 20 vezes.
 


1. O objetivo é diminuir a papada e relaxar a mandíbula. Posicione os dedos indicador e médio no maxiliar (como se fosse uma pinça) e deslize-os do centro do queixo em direção à orelha.
 

Pescoço


 
2. Quando chegar na lateral da orelha, faça movimentos circulares para relaxar o final da mandíbula. Este exercício é indicado para as pessoas que rangem e apertam os dentes.

3. Dobre os dedos indicador e médio e deslize-os sobre a papada, de um lado para outro. Repita 20 vezes toda a seqüência (1 a 3) do exercício.
 

Maçãs do Rosto


Faça um biquinho e mexa os lábios, como se fosse um peixe, até sentir que os músculos da bochecha estão sendo estimulados. Repita 20 vezes. O objetivo é levantar as maçãs e suavizar os vincos.
 

 
DICA: Depois do exercício, é preciso estabilizar os músculos trabalhados. Dê um sorriso e segure, com dois dedos, o centro das maçãs do rosto. Segure por 5 segundos e repita 5 vezes. Faça isso toda vez que se sentir tensa.

Massagem para evitar bolsas e relaxar os olhos



1. Ao aplicar o creme para o contorno dos olhos, faça massagem para desinchar: com o dedo anular, pressione por 10 segundos o canto interno das pálpebras.
 

 
2. Em seguida, pressione a parte central das pálpebras por 10 segundos. Termine com pressões no canto externo.

3. Depois disso, faça movimentos circulares nas têmporas, puxando a extremidade final das sobrancelhas para cima.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário