segunda-feira, 5 de abril de 2010

LIPODISTROFIA (GORDURA LOCALIZADA)

Lipodistrofia (Gordura Gordura localizada)

 O desenvolvimento irregular do tecido conjuntivo adiposo subcutâneo ou gordura localizada. Pode ser genética, produzida por alterações posturais ou circulatórias. Na lipodistrofia, os adipócitos se apresentam aumentados, com uma quantidade de triglicerídeos maior que outras regiões. Porém, não existem sinais de escleroses ou fibroses. O metabolismo local pode se apresentar lento, mas sem maiores transtornos. O tecido adiposo é o tecido conjuntivo frouxo. Quando aumentado, apresenta irregularidade e uma aparência ondulada, confundindo com a celulite (FEG), de acordo com a localização da gordura.
Obesidade Andróide - este tipo de obesidade atinge mais os homens, geralmente adultos, cuja disposição na camada de gordura é de preferência víscero-abdominal. Algumas mulheres também desenvolvem a obesidade andróide.
Obesidade Ginóide - é característica das mulheres, com localização da camada gordurosa na zona glútea, o que é conferido por fator genético preferencial.
Obesidade Mista - apresenta as duas características. Para alguns autores, ainda existe uma quarta caracterização: ela corresponde à distribuição abdominal pura e é chamada de obesidade abdominal.
Diagnóstico
Uma boa história clínica, aliada à tecnologia atual, facilita o diagnóstico da obesidade. Isto permite um resultado quantitativo indireto bastante próximo da quantidade de gordura que cada pessoa possui. É chamado de Índice de Massa Corporal (IMC).
IMC = P (Peso) / A (Altura)².
IMC abaixo de 18,5: a pessoa está abaixo do peso, com risco de desnutrição.
IMC entre 18,5 e 24,9: o peso será considerado normal.
IMC entre 25 e 29,9: sobrepeso, com risco de diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
IMC entre 30 e 34,9: obesidade grau I, geralmente 20 kg além do peso ideal.
IMC entre 35 e 39,9: obesidade grau II, saúde comprometida. Procurar médico.
IMC de 40 ou mais: obesidade grau III, perigo intenso. Procurar médico.

Exemplo:
IMC = 50 kg / (1,70)² m = 17,30

IMC = 17,30 está abaixo de 18,5, ou seja, a pessoa está abaixo do peso ideal.

Outro método é a bioimpedância elétrica, que se baseia na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade pelo corpo do indivíduo. Ela realiza uma avaliação corporal completa, fornecendo os resultados de bioresistência, gordura percentual, massa gorda, massa magra, água corporal e metabolismo basal, como também as recomendações ideais de gordura percentual, peso corporal e peso a perder ou ganhar.
Causas da lipodistrofia:
- Obesidade após abandono do fumo;  
- após abandono de práticas esportivas;
- após trauma emocional;          
- após casamento;
- após gravidez;                       
- após amigdelectomia;                       
- após menopausa.

Fatores diversos acarretam a lipodistrofia, podendo ser: hereditários, hormonais, constitucionais e hábitos alimentares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário