segunda-feira, 29 de março de 2010

GLOSSÁRIO E TERMOS TÉCNICOS E CIENTIFICOS DA MASSAGEM




A
Abordagens Craniossacrais e Miofasciais: Métodos de trabalho corporal que agem tanto de maneira reflexa como mecânica com a rede fascial do corpo.
Abordagens Energéticas: Métodos de trabalho corporal que funcionam com respostas sutis do corpo.
Abordagens Estruturais e de Integração Postural: Métodos de trabalho corporal, derivados da biomecânica do alinhamento postural e da importância das estruturas do tecido conectivo.
Abordagens Integradas: Métodos combinados de várias formas de massagem e estilos de trabalho corporal.
Abordagens Miofasciais: Estilos de trabalho corporal que afetam os tecidos conectivos, muitas vezes chamados de massagem de tecido profundo, manipulação de tecido mole ou liberação miofascial.
Abordagens Neuromusculares: Métodos de trabalho corporal que influenciam as respostas reflexas do sistema nervoso e sua conexão com a função muscular.
Abordagens Orientais: Métodos de trabalho corporal que se desenvolveram a partir de antigas técnicas chinesas.
Abreviação: Forma encurtada de palavras ou frases.
Abuso: Exploração, uso impróprio, maus-tratos, molestação, negligência.
Acupressão: Métodos usados para tonificar ou sedar pontos de acupuntura sem o uso de agulhas.
Adaptação: Resposta a uma estimulação sensorial em que a sinalização do nervo é reduzida ou cessa.
Agudo: Termo que descreve uma condição em que os sinais e sintomas se desenvolvem rapidamente, duram um período curto de tempo, e depois desaparecem.
Ajuda do Colega: Interação entre as pessoas envolvidas na mesma busca. A integração com outros terapeutas de massagem cria um ambiente em que tanto informações técnicas como interpessoais podem ser selecionadas.
Alongamento Longitudinal: Um alongamento aplicado ao longo da direção da fibra dos músculos e dos tecidos conectivos.
Alongamento Transversal: Alongamento que puxa e torce o tecido conectivo contra a direção de sua fibra.
Alongamento: Tensão mecânica aplicada para alongar a unidade miofascial (músculos e fáscias); os dois tipos são o alongamento longitudinal e o transversal.
Ambiente de Massagem: Uma área ou local onde a massagem é aplicada.
Amplitude de Movimento Ativo: Movimento de uma articulação pelo cliente sem qualquer tipo de assistência por parte do terapeuta de massagem.
Amplitude de Movimento Passiva: Movimento de uma articulação em que o terapeuta, não o cliente, efetua o movimento.
Amplitude de Movimento: Movimento das articulações.
Analgesia por Hiperestimulação: Diminuição da percepção de uma sensação pela estimulação de fibras nervosas de diâmetro grande. Alguns dos métodos usados são a aplicação de gelo ou calor, a contra-irritação, a acupressão, o balançar, a música e os movimentos repetitivos de massagem.
Animais Patogênicos: Organismos multicelulares grandes, às vezes chamados de metazoários. A maioria dos metazoários é composta de vermes que se alimentam de tecido humano ou causam outros processos de doença.
Ansiedade: Sentimento de inquietude, em geral, relacionado com um aumento nas respostas de excitação simpática.
Antagonismo: Ocorre quando a massagem produz o efeito oposto, como no caso das medicações.
Antagonistas: Os músculos que se opõem aos movimentos motores primários.
Apalpação: Avaliação através do toque.
Aplicações Terapêuticas: Poderes de Cura.
Aprisionamento: Pressão patológica exercida sobre um nervo ou vaso por tecido mole.
Aproximação: A técnica de pressionar as fibras musculares no ventre muscular.
Arrasto: A quantidade de tração (alongamento) no tecido (pressão tênsil).
Atividades Pré-massagem: Qualquer atividade que esteja envolvida na preparação para uma massagem, inclusive a montagem da sala de massagem, a obtenção de suprimentos e a determinação da temperatura da sala.
Atleta: Pessoa que participa de esportes como amador ou profissional. O atleta exige técnica aprimorada de seu corpo.
Autonomia: Trabalhar para si mesmo em vez de trabalhar para outra pessoa ou empresa.
Auto-Regulação: Controle de homeostase por meio de alteração de tecido ou função.
Avaliação Diagnóstica: Tomada do histórico usando-se um formulário de informações do cliente e avaliação física usando-se um formulário de avaliação. A informação é avaliada para se desenvolver um plano de cuidados.
Avaliação Física: Avaliação do equilíbrio do corpo, da função eficiente, da simetria básica, da amplitude de movimento e da capacidade de funcionar.

Avaliação: A coleta e interpretação de informação fornecida pelo cliente, pela família do cliente e por amigos, pelo terapeuta de massagem e profissionais médicos que estão fazendo o encaminhamento.
Ayurveda: Sistema de saúde e medicina que se desenvolveu a partir de raízes da Índia Oriental.




B
Bactéria: Células primitivas que não têm núcleo. As bactérias causam doença, secretando substâncias tóxicas que provocam dano nos tecidos humanos, tornando-se parasitas dentro das células humanas ou formando colônias no corpo que rompem a função normal.
Bainha Fascial: Uma folha fina de tecido conectivo usada para separação, estabilidade e pontos de ligação muscular.
Balançar: Movimento rítmico do corpo.
Banco de Dados: Todas as informações disponíveis que contribuem para a interação terapêutica.
Barreira de Conforto: O primeiro ponto de resistência pouco antes de o cliente perceber qualquer desconforto na barreira fisiológica ou patológica.
Barreira Patológica: Uma adaptação da barreira fisiológica que permite a função protetora para limitar, em vez de contribuir para o funcionamento ótimo.
Barreiras Anatômicas: Estruturas anatômicas determinadas pela forma e encaixe dos ossos na articulação.
Barreiras Fisiológicas: O resultado dos limites na amplitude de movimentos impostos por nervo protetor e funções sensitivas para dar apoio a desempenho ótimo.
Batida: Uma forma de tapotagem forte, envolvendo o uso do punho.
Bem-estar: O equilíbrio eficiente de corpo, mente e espírito, tudo funcionando de uma maneira harmoniosa para proporcionar qualidade de vida.
Benigno: Um termo que descreve o tipo de tumor que permanece localizado dentro do tecido no qual surgiu e não passa por mudanças malignas. Em geral, os tumores benignos crescem muito devagar.




C
Cadeira de Massagem: Uma cadeira especialmente desenhada que permite que o cliente fique sentado e/ou deitado, de forma confortável durante a massagem.
Campo Prático: A base de conhecimento e parâmetros de prática de uma profissão.
Capital Inicial: As despesas iniciais envolvidas ao iniciar-se um negócio.
Carreira: Uma ocupação escolhida; o trabalho de uma vida.
Centragem: A capacidade de concentrar a mente filtrando as sensações.
Certificação: Um processo voluntário de credenciamento que, em geral, exige educação e teste; os testes são administrados privadamente ou por órgãos reguladores do governo.
Ciclo de Dor-Espasmo-Dor: Contração constante de músculos que causa isquemia e estimula os receptores de dor nos músculos. A dor, por sua vez, inicia mais espasmos.
Ciência: O processo intelectual de compreensão através de observação, medição, acumulação de dados e análise das descobertas.
Cinesiologia Aplicada: Métodos de avaliação e trabalho corporal que usa um tipo especializado de teste muscular e várias formas de massagem e trabalho corporal para procedimentos corretivos.
Circulação Arterial: Movimento de sangue oxigenado sob pressão do coração para o corpo através das artérias.
Circulatório: Sistema que depende da ação de bombeamento do músculo esquelético (isto é, sistemas circulatório arterial, venoso, linfático, respiratório e do fluido cerebroespinhal).
Coalisão: Um grupo formado para um propósito específico.
Cobertura: Tecido usado para cobrir o cliente e mantê-lo aquecido enquanto se dá massagem.
Cobrir: Os procedimentos para cobrir e descobrir áreas do corpo e virar o cliente durante a massagem.
Cognição: Conhecimento consciente e percepção, raciocínio, julgamento, intuição e memória.
Colchonete de Massagem: Uma superfície de almofada que é colocada no chão.
Compensação Habilidosa: Ajustes feitos pelo corpo para tratar uma disfunção permanente ou crônica.
Compensação: O processo de contrabalançar um defeito numa função ou estrutura do corpo.
Comportamento Ético: Conduta correta e boa que se fundamenta em padrões morais e culturais, tal como é definido pela sociedade em que vivemos.
Compressão: Pressão no corpo para espalhar tecido contra estruturas subjacentes. (Às vezes, essa manipulação de massagem é classificada com a pétrissage). Além disso, o emprego de pressão imprópria sobre nervos por tecido duro (por exemplo, osso).
Compromisso: A capacidade e disposição de nos envolvermos com o que está acontecendo à nossa volta, de modo a termos um propósito de ser.
Confidencialidade: Respeito pela privacidade da informação.
Consentimento Informado: Autorização do cliente para qualquer serviço de parte de um profissional, baseada em informações adequadas fornecidas pelo profissional. Obter o consentimento é um processo de proteção do consumidor que exige que o cliente tenha conhecimento do que irá ocorrer, de que sua participação é voluntária e de que ele é competente para dar o consentimento. O consentimento informado é um procedimento educacional que permite que o cliente tome decisões inteligentes sobre se deseja receber uma massagem.
Contaminação: O processo pelo qual um objeto ou área se torna impuro.
Contato Ambiental: Contato com agentes patogênicos encontrados no ambiente em comida, água e solo e em várias superfícies.
Contato Pessoa a Pessoa: Com muita freqüência, os agentes patogênicos podem ser carregados no ar de uma pessoa para outra.
Contração Isométrica: Contração em que o esforço do músculo ou grupo de músculos é correspondido exatamente por uma contrapressão, de modo que não ocorre qualquer movimento aparente, apenas esforço.
Contração Isotônica Concêntrica: Aplicação de uma força contrária pelo terapeuta de massagem enquanto permite que o cliente se mova, o que junta a origem e a inserção do músculo-alvo contra a pressão.
Contração Isotônica Excêntrica: Aplicação de uma força contrária enquanto o cliente move a área articulada, o que permite que a origem e a inserção se separem. O músculo se alonga contra a pressão.
Contração Isotônica: Contração em que o esforço do músculo-alvo ou grupo de músculos é correspondido em parte por contrapressão, permitindo um determinado grau de movimento resistido.
Contrações Isotônicas Múltiplas: Movimento articular e muscular associado pelo cliente através de uma completa amplitude de movimento contra resistência parcial aplicada pelo terapeuta de massagem.
Contra-Indicação: Qualquer condição que torna um tratamento específico impróprio ou indesejável.

Contra-Indicações Gerais: Fatores que exigem uma avaliação do médico para excluir sérias condições subjacentes antes que qualquer massagem seja indicada. Se o médico recomenda a massagem, ele deve ajudar a desenvolver um plano de tratamento completo.
Contra-Indicações Regionais: Contra indicações que se relacionam com uma área específica do corpo.
Contra-Irritação: Estimulação superficial que alivia uma sensação mais profunda estimulando diferentes sinais sensitivos.
Contrapressão: Força aplicada numa área que é projetada para corresponder exatamente (contração isométrica) ou parcialmente (contração isotônica) ao esforço ou força produzida pelos músculos dessa área.
Contratransferência: A personalização do relacionamento profissional por parte do terapeuta, na qual o profissional não consegue separar a relação terapêutica dos sentimentos pessoais e expectativas para com o cliente.
Controle de Estado: O uso de métodos de massagem para dar apoio a clientes que são incapazes de passar por uma mudança terapêutica, mas que desejam funcionar da maneira mais eficiente possível sob um conjunto de circunstâncias.
Controle: A crença de que podemos influenciar eventos pela maneira que acreditamos, pensamos e agimos.
Corpo-Mente: A interação entre pensamento e fisiologia que é ligada ao sistema límbico, à influência do hipotálamo sobre o sistema nervoso autônomo e ao sistema endócrino.
Cortisol: Um hormônio de estresse produzido pelas glândulas supra-renais, que é liberado durante estresse de longo prazo. Um nível elevado indica aumento de excitação simpática.
Credencial: Designação ganha ao se completar um processo que verifica um determinado nível de conhecimento especializado numa habilidade dada.
Creme: Um tipo de lubrificante que é semi-sólido ou está em estado sólido.
Crioterapia: Uso terapêutico de gelo.
Crônico: Termo que descreve o tipo de doença que se desenvolve devagar e dura um longo tempo, às vezes a vida inteira.
Cuidados Paliativos: Cuidados que visam aliviar ou reduzir a intensidade dos sintomas desconfortáveis, mas que não podem efetuar uma cura.
Cultura: As artes, crenças, costumes, instituições e todos os outros produtos do trabalho e pensamento humanos, criados por um grupo específico de pessoas num tempo específico.
Cura por Movimento: Termo usado no século XIX e começo do século XX para um sistema de exercício e manipulações de massagem concentrados no tratamento de uma variedade de enfermidades.
Cura: A restauração do bem estar.




D
Dar Tapas: Uma forma de tapotagem que usa a mão aberta.
Declaração de Normas e de Acordo Cliente/Terapeuta: Uma detalhada explicação por escrito de todas as regras, expectativas e procedimentos para a massagem.
Deitado de Lado: A posição em que o cliente fica deitado de lado.
Depressão: Uma condição caracterizada por uma diminuição da atividade funcional vital e por perturbações de humor vazio, desesperança e melancolia, de exagerados ou de alta energia desenfreada sem qualquer propósito ou resultado.
Dermátomo: Distribuição cutânea (pele) de sensação de nervo espinal.
Desafio: Viver cada dia sabendo que ele está cheio de coisas a se aprender, habilidades a praticar, tarefas a cumprir e obstáculos a superar.
Desinfecção: O processo pelo qual agentes patogênicos são destruídos.
Direção de Conforto: A posição que o corpo assume com mudanças posturais e encurtamento ou enfraquecimento de músculo, dependendo de como ele está equilibrado contra a gravidade.
Direção: Fluxo dos movimentos de massagem do centro do corpo para fora (centrífuga), ou das extremidades em direção ao centro do corpo (centrípeta). A direção pode ser movimentos circulares; pode fluir da origem para a inserção do músculo, seguindo as fibras musculares ou pode correr de forma transversa às fibras do tecido.
Direito de Recusa: O direito tanto do cliente como do profissional de parar a sessão.
Disfunção: Um estado intermediário em que a pessoa "não está saudável" mas também "não está doente" (isto é, experimentando doença).
Dissociação: Desinteresse, desligamento, separação, isolamento.
Distúrbio de Estresse Pós-traumático: Um distúrbio caracterizado por episódios de memória em flashback, memória dependente de estado, somatização, ansiedade, irritabilidade, perturbação do sono, dificuldades de concentração, períodos de melancolia ou depressão, aflição, medo, preocupação, raiva e comportamento de evitação.
Doença Aguda: Doença de curto prazo que se resolve por meio do processo normal de cura e, caso seja necessário, cuidados médicos de apoio.
Doença Crônica: Uma doença, lesão ou síndrome que apresenta pequena mudança ou lenta progressão.
Doença Transmissível: Doença causada por agentes patogênicos que se espalham facilmente; doença contagiosa.
Dopamina: Uma substância neuroquímica que influencia a atividade motora envolvendo movimento (movimento refinado especialmente aprendido, como o escrever à mão), seleção consciente (em que prestar atenção), humor (em termos de inspiração), possibilidade, intuição, alegria e entusiasmo. Se o nível de dopamina estiver baixo, são vistos os efeitos opostos, como a falta de controle motor, a inépcia, a incapacidade de decidir em que prestar atenção e o tédio.
Dor Aguda: Sintoma de uma condição de doença ou um aspecto temporário de tratamento médico. A dor aguda age como um sinal de advertência porque pode ativar o sistema nervoso simpático. Em geral, é temporária, de começo súbito e é de fácil localização. Muitas vezes, o cliente pode descrever a dor que, com muita freqüência, se acalma sem tratamento.
Dor Crônica: Dor que persiste ou reaparece por períodos indefinidos, em geral por mais de seis meses. Com freqüência, tem um começo insidioso, e o caráter e a qualidade da dor mudam com o decorrer do tempo. Muitas vezes, envolve profundas estruturas somáticas e viscerais. Em geral, a dor crônica é difusa e de localização difícil.
Dor Referida: Dor sentida numa área diferente daquela que é fonte da dor.
Dor Somática: Dor que surge pela estimulação de receptores na pele (dor somática superficial) ou nos músculos esqueléticos, articulações, tendões e fáscia (dor somática profunda).
Drenagem Linfática Manual: Métodos de trabalho corporal que influenciam o movimento do líquido linfático.
Drenagem Linfática: Um tipo específico de massagem que intensifica o fluxo linfático.
Duração: A extensão de tempo que um método dura ou permanece no mesmo local.




E
Efeitos Químicos: Os efeitos da massagem produzidos pela liberação de substâncias químicas no corpo. Essas substâncias podem ser liberadas no local do tecido massageado ou podem ser hormônios liberados na circulação geral.
Effleurage: (Movimento deslizante); movimentos horizontais aplicados com os dedos, a mão ou o antebraço que, em geral, segue a direção da fibra do músculo subjacente, os planos fasciais ou o padrão do dermátomo.
Empregado: Uma pessoa que trabalha para uma outra em troca de um salário.
Emprego: Uma atividade regular desempenhada em troca de pagamento.
Encaminhamento: Enviar um cliente a um profissional de cuidados de saúde para diagnóstico específico e tratamento de alguma doença.
Encefalinas e Endorfinas: Substâncias neuroquímicas que elevam o humor, ajudam a saciedade (reduzem a fome e os desejos) e modulam a dor.
Endógeno: Feito dentro do corpo.
Endurecimento: Um método de ensinar ao corpo a lidar de modo mais eficiente com o estresse; às vezes chamado de fortalecimento.
Energia Muscular Rítmica ou Pulsada: Procedimentos que envolvem engajar a barreira e usar minúsculas contrações resistidas (em geral, vinte em dez segundos), que introduzem o bombeamento mecânico, bem como o RPI ou IR.
Energias Sutis: Campos elétricos fracos que cercam e correm através do corpo.
Entrainment: A coordenação de movimentos ou sua sincronização com um ritmo.
Epinefrina /Adrenalina: Uma substância neuroquímica que ativa mecanismos de excitação no corpo; a ativação, excitação, prontidão e alarme químico da resposta de "luta ou fuga" em todos os comportamentos e funções de excitação simpática.
Equipamento de Massagem: mesas, colchonetes, cadeiras, escadas, carrinhos auxiliares e outros implementos e suplementos usados durante a massagem.
Esgotamento: Uma condição que ocorre quando uma pessoa consome energia mais rápido do que pode restaurar.
Estabilização: Segurar o corpo numa posição fixa durante movimento de articulação, alongamento e extensibilidade.
Esterilização: O processo pelo qual todos os microorganismos são destruídos.
Estimulação: Excitação que ativa os nervos sensitivos.
Estresse: Qualquer mudança substancial na rotina ou qualquer atividade que obriga o corpo a se adaptar.
Estressores: Quaisquer percepções internas ou estímulos externos que exigem uma mudança no corpo.
Ética: A ciência ou estudo da moral, valores ou princípios, inclusive ideais de autonomia, beneficência e justiça; princípios de conduta certa e boa.
Experiência: Um método de testar uma hipótese.
Expiração Forçada: Movimento de ar para fora do corpo, produzido por músculos ativos que puxam para baixo as costelas e músculos que podem comprimir o abdome, forçando o diafragma para cima.
Expiração Passiva: Movimento do ar para fora do corpo através de ação passiva. Isso ocorre através de relaxamento dos intercostais externos e do recuo elástico da parede torácica e do tecido dos pulmões e brônquios, com a gravidade abaixando o gradeado costal de sua posição elevada.
Extensibilidade: O processo em que o músculo assume um comprimento normal em repouso por meio do mecanismo neuromuscular.




F
Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP): Aplicação específica de técnicas de energia muscular, que usa uma contração forte combinada com alongamento e retreinamento do padrão muscular.
Facilitação: O estado de um nervo em que ele é estimulado, porém não até o ponto em que ele transmite um sinal nervoso.
Fáscia Superficial: A camada de tecido conectivo logo abaixo da pele.
Feedback: Um método de auto-regulação para manter a homeostase interna que interliga funções do corpo; uma troca contínua e não invasiva de informações entre o cliente e o profissional.
Força Compressiva: A quantidade de pressão exercida contra a superfície do corpo a fim de aplicar pressão nas estruturas mais profundas do corpo; pressão dirigida numa direção específica.
Formulário de Informação do Cliente: Documento usado para obter informações do cliente sobre saúde, condições pré-existentes e expectativas para a massagem.
Fortalecimento/Endurecimento: A reação à exposição repetida a estímulos que extraem respostas de excitação.
Freqüência: O número de vezes em que um método se repete num período de tempo.
Fricção Transversa Profunda: Uma técnica específica de reabilitação que cria inflamação terapêutica produzindo uma nova lesão específica e controlada nos tecidos pela aplicação de movimento terapêutico concentrado, que move o tecido contra si sobre uma área estrita muito pequena.
Fricção: Movimentos específicos circulares ou transversais que não deslizam na pele e que estão concentrados no tecido subjacente.
Funções Eletroquímicas: Funções fisiológicas do corpo que contam com ou produzem energia do corpo; muitas vezes chamada de chi, prana e energia de meridiano.
Fungos: Um grupo de organismos parasitários simples que são semelhantes às plantas, mas não possuem clorofila (pigmento verde). A maioria dos fungos patogênicos vive em tecido na pele ou próximo dela ou em membranas mucosas.
Fusos Musculares: Estruturas localizadas principalmente no ventre do músculo, que respondem tanto aos alongamentos súbitos como os prolongamentos.
Fusos Musculares: Receptores sensitivos no ventre do músculo que detectam alongamento.




G
Gestos: A maneira como o cliente toca o corpo enquanto está explicando um problema. Esses movimentos podem indicar se o problema é muscular, articular ou visceral.
Golpes Cortantes: Um tipo de tapotagem que alterna movimentos na superfície do corpo com movimentos rápidos e cortantes.
Gráfico SOAP: Um método de manutenção de registro médico orientado no problema; o acrônimo SOAP significa avaliação (análise) e plano subjetivo, objetivo.




H
Hepatite: Um processo inflamatório virótico e infecção do fígado.
Hidroterapia: O uso de vários tipos de aplicações de água e temperaturas para terapia.
Higiene: Práticas e condições que promovem a saúde e previnem a doença.
Hiperventilação: Respiração profunda ou rápida em excesso de demandas físicas.
Hipótese: O ponto de partida da pesquisa; baseia-se na afirmação "se isso acontece, então aquilo acontecerá".

Histamina: Uma substância química produzida pelo corpo que dilata os vasos sangüíneos.
Histórico: Informação do cliente sobre condições médicas passadas e presentes e sobre padrões de sintomas.
Homeostase: equilíbrio dinâmico do ambiente interno do corpo através de processos de feedback e regulação.
Hormônio do Crescimento: Um hormônio que promove a divisão celular; em adultos ele está envolvido no reparo e regeneração do tecido.
Hormônio: Um mensageiro químico na corrente sangüínea




I
Incapacidade Física: Qualquer distúrbio patológico, condição, deformação estética ou perda anatômica que afete um ou mais dos seguintes sistemas do corpo: neurológico, musculoesquelético. Órgão especial de sentido, respiratório (inclusive órgãos da fala), cardiovascular, reprodutor, digestório, geniturinário, hêmico e linfático, pele e endócrino. Extremos em tamanho e queimaduras extensas também podem ser considerados debilidades físicas.
Incapacidade Mental: Qualquer distúrbio mental ou psicológico como retardo mental, incapacidades de desenvolvimento, síndrome cerebral orgânica, doença mental ou emocional e incapacidades de aprendizado específicas.
Indicação: Uma aplicação terapêutica que promove a saúde ou ajuda no processo de cura.
Informação Sensitiva Externa: Estimulação de uma origem exterior para a superfície da pele que é detectada pelo corpo.
Inibição Recíproca (IR): O efeito que ocorre quando um músculo se contrai, obrigando seu antagonista a relaxar a fim de permitir que ocorra o movimento normal.
Inibição: Uma diminuição ou cessação de uma resposta ou de uma função.
Inserção: O ponto de ligação do músculo que está mais próximo da articulação móvel.
Inspiração Forçada: Movimento de ar para dentro do corpo que ocorre quando um indivíduo está trabalhando muito e precisa de uma grande quantidade de oxigênio. Isso envolve não apenas os músculos da inspiração superficial e profunda, mas também os músculos que estabilizam e/ou elevam a cintura escapular a fim de elevar as costelas de maneira direta ou indireta.
Inspiração Passiva: Movimento do ar para dentro do corpo enquanto este está em repouso ou permanece passivo. O diafragma e os intercostais externos são os motores primários.
Inspiração Profunda: Movimento do ar para dentro do corpo por respiração vigorosa para satisfazer um aumento de demanda de oxigênio. Todos os músculos que podem levantar as costelas são chamados à ação.
Integração: O processo de lembrar um evento enquanto se é capaz de permanecer no momento presente, com a consciência da diferença entre o então e o agora, para dar algum tipo de resolução ao evento.
Intimidade: Uma experiência suave, familiar e compreensiva entre seres.
Intuição: Saber alguma coisa usando informações subconscientes.
Invasão Oportunista: Organismos potencialmente patogênicos são encontrados na pele e nas membranas mucosas de quase todo mundo, mas não causam doença enquanto não têm a oportunidade, como no caso da imunidade deprimida.
Isenção: Uma situação em que um profissional não é obrigado a obedecer uma lei existente por causa da posição educacional ou profissional.




J
Jogo Articular: A frouxidão inerente presente numa articulação.
Junção Musculotendinosa: O ponto onde as fibras musculares terminam e o tecido conectivo continua para formar o tendão; um importante local de lesão.




L
Lei: Uma afirmação científica que é verdadeira uniformemente para toda uma classe de ocorrências naturais.
Liberação Miofascial: Um sistema de trabalho corporal que afeta o tecido conectivo do corpo através de vários métodos que alongam e alteram o componente plástico e a matriz base do tecido conjuntivo.
Liberação Posicional: Um método de mover o corpo para a direção de conforto (a direção em que o corpo quer mover-se para sair da posição que causa dor); a propriocepção é levada a um estado de segurança e pode parar de sinalizar para espasmo protetor.
Licença: Um tipo de credencial exigida por lei; as licenças são usadas para regular a prática de uma profissão a fim de proteger o bem-estar, a segurança e a saúde pública.
Limite: Espaço pessoal que existe dentro do perímetro abrangido pelo comprimento de um braço. O espaço pessoal emocional é designado pela moral, por valores e pela experiência.
Local de Perigo: Qualquer área do corpo onde nervos e vasos sanguíneos emergem próximos à pele e não estão bem protegidos por músculo ou tecido conectivo; desse modo, uma pressão profunda contínua nessas áreas poderia causar dano nesses vasos e nervos. A área dos rins está incluída porque os rins estão suspensos soltos em gordura e tecido conjuntivo; os golpes vigorosos são contra-indicados nessa área.
Lubrificante: Uma substância que reduz a fricção na pele durante os movimentos de massagem.




M
Má Conduta Sexual: Qualquer comportamento que seja sexualmente orientado no ambiente profissional.
Maligno: O tipo de tumor (câncer) que tende a se espalhar para outras regiões do corpo.
Manipulação: Uso habilidoso das mãos de uma maneira terapêutica. As manipulações de massagem se concentram nos tecidos moles do corpo e não devem ser confundidas com manipulação de articulação que usa um impulso de alta velocidade.
Mão em Concha: O tipo de tapotagem que envolve o uso da mão em forma de concha; com muita freqüência, é usado sobre o tórax.
Marcha: Padrão do modo de andar.
Marketing: A publicidade e outras atividades promocionais necessárias para vender um produto ou serviço.
Massagem Curativa: Massagem usada para lesões de pequenas a moderadas.
Massagem de Reabilitação: Massagem usada para lesão grave ou como parte de intervenção após cirurgia.
Massagem de Recuperação: Massagem estruturada, sobretudo para o atleta não machucado que deseja recuperar-se de um treinamento cansativo ou de uma competição.
Massagem Intercompetição: Massagem dada durante um evento atlético.
Massagem Pós-Evento: Massagem dada após um evento atlético.
Massagem Sistêmica: Massagem estruturada para afetar sobretudo um sistema do corpo. Essa abordagem é usada, em geral, para massagem linfática e massagem para intensificar a circulação.
Massagem: A arte científica e sistema de avaliação e aplicação manual de determinadas técnicas no tecido mole superficial da pele, músculos, tendões, ligamentos e fáscias e nas estruturas que estão dentro do tecido superficial. São usados a mão, o pé, o joelho, o braço, o cotovelo e o antebraço para a aplicação externa sistemática de toque, golpe (effleurage), fricção, vibração, percussão, amassamento (pétrissage), alongamento, compressão ou
movimentos de articulação ativos e passivos dentro da amplitude de movimento fisiológica normal. A massagem inclui aplicações externas agregadas de água, calor e frio para os propósitos de estabelecer e manter uma boa condição física e saúde com a normalização e melhora do tônus muscular, promovendo o relaxamento, estimulando a circulação e produzindo efeitos terapêuticos nos sistemas respiratório e nervoso e as interações sutis entre todos os sistemas do corpo. Esses efeitos propositais são realizados através das conexões fisiológicas energéticas e de mente/corpo num ambiente seguro e não sexual, que respeita o resultado determinado pelo cliente para a sessão.
Material de Cobertura: Cobertas que proporcionam ao cliente privacidade e calor. As cobertas mais comumente usadas são as roupas de cama padrão porque são grandes o bastante para cobrir todo o corpo e são fáceis de usar no caso da maioria dos procedimentos de cobertura.
Mecânica Corporal: Uso do corpo de uma maneira eficiente e biomecanicamente correta.
Mecanismo Neuromuscular: A interação e conexão reflexa entre neurônios sensitivos e motores e função muscular.
Medicações: Substâncias prescritas para estimular ou inibir um processo do corpo ou substituir uma substância química no corpo.
Medidas Defensivas: Os meios pelos quais nosso corpo se defende contra estressores (por exemplo, a produção de anticorpos e células brancas do sangue, ou através de meios comportamentais ou emocionais).
Memória Dependente de Estado: A codificação e armazenamento de uma memória baseada nos efeitos do sistema nervoso autônomo e dos resultantes níveis de substâncias químicas do corpo. A memória é recuperável somente durante uma experiência fisiológica semelhante no corpo.
Mesa de Massagem: Uma mesa especialmente desenhada que permite que a massagem seja feita com o cliente deitado.
Metas: Resultados desejados.
Metástase: Migração de células de câncer.
Métodos Mecânicos: Técnicas que afetam diretamente o tecido mole ao normalizar o tecido conectivo ou mover os fluidos do corpo e conteúdo intestinal.
Métodos Reflexos: Técnicas de massagem que estimulam o sistema nervoso, o sistema endócrino e as substâncias químicas do corpo.
Motivação: O impulso interno que fornece energia para fazer o que é necessário e realizar uma meta.
Motores Principais: Os músculos responsáveis pelo movimento.
Movimento Articular Passivo: Movimento de uma articulação pelo massagista sem a ajuda do cliente.
Movimento Articular: O movimento da articulação através de sua amplitude de movimento normal.
Movimento Artrocinemático: Movimentos acessórios que ocorrem como resultado de frouxidão inerente ou jogo articular que existe em cada articulação. O jogo articular permite que as extremidades dos ossos deslizem, rolem ou girem suavemente umas nas outras. Esses movimentos essenciais ocorrem de forma passiva com o movimento da articulação e não estão sob controle voluntário.
Movimento Assistido Ativo: Movimento de uma articulação em que tanto o cliente como o terapeuta produzem o movimento.
Movimento Ativo Resistivo: Movimento de uma articulação pelo cliente contra resistência proporcionada pelo terapeuta.
Movimento de Articulação Ativo: Movimento de uma articulação feito pelo cliente através de sua amplitude de movimento.
Movimento: Uma técnica de massagem terapêutica que é aplicada com um movimento na superfície do corpo, seja superficial ou profundo.
Movimentos Osteocinemáticos: Os movimento de flexão, extensão, abdução, adução e rotação; também conhecidos como movimentos fisiológicos.
Mudança Terapêutica: Mudança benéfica produzida por um processo de trabalho corporal que resulta na modificação da forma física ou função, que pode afetar o estado físico, mental e/ou espiritual de um cliente.
Músculo-Alvo: O músculo ou grupo de músculos em que a resposta dos métodos está especialmente enfocada.
Músculos Fásicos: Os músculos que movimentam o corpo.
Músculos Posturais: Músculos que sustentam o corpo contra a gravidade.




N
Negação: A capacidade de se retirar e ignorar os estressores.
Neuromuscular: Um termo para descrever a interação entre o controle do sistema nervoso dos músculos e a resposta dos músculos aos sinais nervosos.
Neurotransmissor: Uma substância química mensageira na sinapse do nervo.
Norepinefrina/Noradrenalina: Uma substância neuroquímica que funciona de uma maneira semelhante à epinefrina, mas que está mais concentrada no cérebro.




O
Ocitocina: Um hormônio que está implicado na união de par ou casal, na união de pais, sentimentos de ligação e de tomar conta, junto com suas funções mais comumente conhecidas na gravidez, no parto e na lactação.
Ocupação: Uma atividade produtiva ou criativa que serve como fonte regular de subsistência.
Óleo: Um tipo de lubrificante líquido.
Órgão Tendíneo: Estruturas encontradas no tendão e na junção musculotendinosa, que respondem à tensão no tendão. Os ligamentos articulares (articulações) contêm receptores que são semelhantes aos órgãos tendíneos e ajustam a inibição reflexa do músculo adjacente quando tensão excessiva é exercida nas articulações.
Órgãos Tendíneos de Golgi: Receptores nos tendões que sentem tensão.
Origem: O ponto de ligação de um músculo no ponto fixo durante o movimento.




P

Padrões de Prática: Os princípios que formam diretrizes específicas para dirigir a prática profissional ética e os cuidados de qualidade, inclusive uma estrutura para avaliar a qualidade dos cuidados. Os padrões de prática representam uma tentativa de definir os parâmetros de qualidade.
Pancadinhas: Um tipo de tapotagem que usa as pontas dos dedos.
Pânico: Um medo intenso, súbito e esmagador ou sensação de ansiedade, que produz terror e mudança fisiológica imediata, resultando em imobilidade ou comportamento histérico e sem sentido.
Papel Duplo: Sobreposição no campo prático, com um profissional contribuindo em mais de uma área de conhecimento especializado.
Patologia: O estudo da doença.
Pergunta Aberta: Uma pergunta que não pode ser respondida com uma resposta simples de uma palavra.
Período Refratário: O período após uma contração muscular durante a qual o músculo fica incapaz de contrair de novo.
Pétrissage: Amassamento; rolamento rítmico, levantamento, espremedura e torção de tecido mole.
Piezeletricidade: A produção de uma corrente elétrica por aplicação de pressão em certos cristais como a mica, o quartzo, o sal de Rochelle e tecido conectivo.
Pinçamento de Nervo: Pressão contra um nervo por pele, fáscia, músculos, ligamentos ou articulações.
Placebo: Um tratamento que influencia o curso da doença mesmo que o tratamento não seja especificamente validado.
Plano de Cuidados ou Tratamento: Plano usado para atingir metas terapêuticas. Ele delineia os objetivos combinados; a freqüência, duração e número de visitas; as medições de progresso; a data de reavaliação; e os métodos de massagem que serão usados.
Plano de Tratamento Inicial: Um plano que declara metas terapêuticas, a duração das sessões, o número de consultas necessárias para atingir as metas combinadas, os custos, a classificação geral da intervenção a ser usada e a medição objetiva de progresso a ser usada para identificar as metas atingidas.
: Um tipo de lubrificante que consiste de uma substância de base fina.
Polaridade: Uma prática de saúde holística que abrange parte da base teórica da medicina oriental e do Ayurveda. A polaridade é um sistema eclético e multifacetado.
Ponto de Acupuntura: Termo oriental para um ponto motor neurológico.
Ponto Motor: O ponto onde um nervo motor entra no músculo que enerva e faz o músculo contrair se for estimulado.
Ponto-Gatilho: Uma área de facilitação de nervo local; a pressão sobre o ponto-gatilho resulta em hipertonicidade de um feixe muscular e padrões de dor referida.
Posição em Repouso: O primeiro movimento da massagem; a simples imposição de mãos.
Posicionamento: Colocar o corpo de tal maneira que articulações específicas de músculos sejam isoladas.
Postura Assimétrica: A posição em que o peso do corpo é mudado de um pé para o outro enquanto a pessoa está em pé.
Postura Simétrica: A posição em que o peso do corpo está distribuído por igual entre os pés.
Precauções Universais: Procedimento desenvolvido pelos Centros de Prevenção e Controle de Doença (CDC) para prevenir a disseminação de doenças contagiosas.
Prefixo: Um elemento de palavra colocado no começo de uma palavra-raiz para mudar o sentido da palavra.
Pressão Forte: Força compressiva que se estende ao osso debaixo do tecido.
Pressão Moderada: Pressão compressiva que se estende até a camada de músculo, mas não pressiona o tecido contra o osso subjacente.
Pressão Superficial: Pressão que permanece na pele.
Pressão: Força Compressiva.
Princípio: Uma verdade básica ou regra de conduta.
Procedimentos de Teste Muscular: Um processo de avaliação que usa contração muscular. O teste de força é feito para determinar se um músculo responde com força suficiente para realizar as funções necessárias do corpo. O teste muscular neurológico é projetado para determinar se a interação neurológica dos músculos está funcionando suavemente. O terceiro tipo, a cinesiologia aplicada, usa força ou fraqueza muscular como um indicador funcional do corpo.
Profissão: Uma ocupação que requer treinamento e estudo especializado.
Profissional: Uma pessoa que exerce uma profissão.
Profissionalismo: A adesão ao status, aos métodos, padrões e caráter profissional.
Profundidade de Pressão: Pressão compressiva que pode ser leve, moderada, profunda ou variada.
Prono: Deitado de rosto para baixo.
Proprioceptores: Receptores sensitivos que detectam atividade de articulação.
Protozoário: Organismos unicelulares que são maiores do que as bactérias e podem infestar fluidos humanos e causar doença ao parasitar (viver de) ou destruir diretamente as células.




Q
Qualificado: Critérios que indicam quando a meta é atingida.
Quantificado: Metas medidas em termos de critérios objetivos, como o tempo, a freqüência, escala de 1 a 10, aumento ou diminuição mensurável na capacidade de realizar uma atividade ou aumento ou diminuição mensurável numa sensação, como a de relaxamento ou dor.




R
Raiz da Palavra: A parte de uma palavra que fornece o significado fundamental.
Receptores Cinestésicos de Articulação: Receptores nas cápsulas de articulações que respondem à pressão, à aceleração e desaceleração do movimento da articulação. Os dois tipos principais de receptores cinestésicos de articulação são o tipo II mecanorrepectores cutâneos e os corpúsculos pacinianos (lamelados).
Receptores Sensitivos Cutâneos: Nervos sensitivos na pele.
Reciprocidade: A troca de privilégios entre corpos governantes.
Reflexo de Vibração Tônica: Reflexo que tonifica um músculo com estimulação através de métodos de vibração no tendão.
Reflexo: Uma resposta involuntária a um estímulo. Os reflexos são específicos, previsíveis, adaptativos e premeditados. Os métodos reflexos trabalham estimulando o sistema nervoso (neurônios sensitivos), e ocorrem mudanças no tecido em resposta à adaptação do corpo à estimulação neural.
Reflexologia: Um sistema de massagem reflexa dirigido sobretudo aos pés e as mãos.
Relação: Desenvolvimento de um relacionamento baseado na harmonia e confiança mútua.
Relacionamento Terapêutico: A estrutura interpessoal e limites profissionais entre profissionais e os clientes aos quais atendem.
Relaxamento Pós-Isométrico (RPI): O estado que ocorre depois da contração isométrica de um músculo; registro da informação das atividades neurais chamadas de órgãos tendinosos de Golgi.
Resposta Inflamatória: Um mecanismo normal, caracterizado por dor, calor, avermelhamento e inchaço que, em geral, apressa a recuperação de uma infecção ou lesão.
Resposta Mecânica: Uma resposta que se baseia numa mudança de estrutura no tecido. A mudança no tecido é causada diretamente pela aplicação da técnica.
Resultado do Cliente: Os resultados desejados da massagem e do terapeuta de massagem.
Retirada para Conservação: Um padrão de sobrevivência parassimpático que é parecido com o "fazer-se de desentendido" ou hibernação.
Revelação: Reconhecer e informar ao cliente qualquer situação que interfira ou afete o relacionamento profissional.
Revivescência: Reviver um evento como se estivesse ocorrendo naquele momento.
Ritmo: A regularidade de aplicação de uma técnica. Se o método é aplicado em intervalos regulares, é considerado uniforme ou rítmico. Se for inconstante ou irregular, é considerado desigual ou não rítmico.
Rolamento de Pele: Uma forma de pétrissage que levanta a pele.
Rotina de Massagem: O protocolo passo a passo e seqüência usada para se massagear.




S
Sacudimento: Uma técnica em que a área do corpo é agarrada e sacudida num movimento rápido e solto; classificada às vezes como mobilização rítmica.
Saneamento: A formulação e aplicação de medidas para promover e estabelecer condições favoráveis à saúde, especificamente a saúde pública.
Saúde Aliada: Uma divisão da medicina em que o profissional recebe treinamento numa área específica da medicina para servir como apoio para o médico.
Saúde: Funcionamento ótimo, sem doença ou processos anormais.
Segmento do Corpo: A área do corpo entre as articulações que proporciona movimento durante o andar e equilíbrio.
Sensação Final Articular: A sensação experimentada quando uma articulação normal é levada ao seu limite fisiológico. (Veja sensação final).
Sensação Final: A percepção da articulação no limite de sua amplitude de movimento. A sensação final é macia ou dura. (Veja sensação final de articulação).
Serotonina: A substância neuroquímica que regula o humor em termos de emoções apropriadas, atenção aos pensamentos, efeitos calmantes, tranqüilizadores e confortantes; também suaviza a irritabilidade e regula estados de impulso.
Serviço: Uma ação realizada para uma outra pessoa que acaba num resultado específico.
Shiatsu: Uma acupressão e sistema de trabalho corporal enfocado no meridiano, originário do Japão.
Síndrome de Hiperventilação: Um conjunto complexo de comportamentos que leva à sobre-respiração na ausência de uma condição patológica. A síndrome de hiperventilação é considerada uma síndrome funcional porque todas as partes estão funcionando efetivamente, não existindo, portanto, uma condição patológica específica.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS): Uma disfunção no sistema imunológico do corpo que o defende contra as doenças.
Síndrome de Pinçamento: Condições que envolvem pressão patológica sobre nervos e vasos; os dois tipos de pinçamento são a compressão e o aprisionamento.
Síndrome Geral de Adaptação: O processo que põe em jogo os três estágios de resposta do corpo ao estresse (isto é, a reação de alarme, a reação de resistência e a reação de exaustão).
Síndrome: Um grupo de diferentes sinais e sintomas que surgem, em geral, a partir de uma causa comum.
Síndromes de Dor e de Fadiga: Padrões com múltiplas causas e muitas vezes cronicamente não produtivos que interferem no bem-estar, nas atividades de viver e na produtividade.
Sinergístico: A interação da medicação com a massagem para estimular o mesmo processo ou efeitos.
Sintomas: Anormalidades subjetivas sentidas apenas pelo paciente.
Sistema Nervoso Autônomo Parassimpático: A parte restauradora do sistema nervoso autônomo. Muitas vezes, a resposta parassimpática é chamada de resposta de relaxamento.
Sistema Nervoso Autônomo Simpático: A parte do sistema nervoso autônomo que usa energia, a divisão em que é ativada a resposta de luta-ou-fuga.
Sistema Nervoso Autônomo: O sistema que regula as funções involuntárias do corpo, usando a "resposta de luta/fuga/medo" e a restauradora "resposta de relaxamento" parassimpática. Os sistemas simpático e parassimpático trabalham juntos para manter a homeostase por meio de um sistema de ciclo de feedback.
Sistema: Um grupo de elementos interagentes que funcionam como um todo complexo.
Sofrimento: A deterioração global da qualidade de vida de uma pessoa.
Somático: Pertencente ao corpo.
Sufixo: Um elemento de palavra colocado ao final de uma palavra-raiz para mudar o sentido da palavra.
Supervisão: Suporte de profissionais mais experientes.
Supino: A posição em que o cliente está deitado de rosto para cima.
Suportes de Corpo: Almofadas, cobertores dobrados, espumas ou produtos comerciais que ajudam a fazer o contorno em superfície plana ou na mesa ou colchonete de massagem.




T
Tapotagem: Golpes ágeis no corpo numa taxa rápida para criar compressão rítmica no tecido; também chamados de percussão.
Tecido Conectivo (ou Conjuntivo): O tipo de tecido mais abundante no corpo; ele proporciona apoio, estrutura, espaço, estabilização e formação de cicatriz.
Tecido Mole: A pele, a fáscia, os músculos, os tendões, as cápsulas de articulação e ligamentos do corpo.
Técnica Asséptica: Procedimentos que matam ou incapacitam agentes patogênicos em superfícies para impedir a transmissão.
Técnica de Toque: A base das formas de tecido mole dos métodos de trabalho corporal.
Técnicas de Energia Muscular: Facilitação Neuromuscular; uso específico de contração ativa em músculos individuais ou grupos de músculos para iniciar uma resposta de relaxamento; ativação de proprioceptores para facilitar o tônus muscular, e alongamento.
Técnicas: Métodos de massagem terapêutica que proporcionam estimulação sensorial ou mudança mecânica do tecido mole do corpo.
Teoria do Controle de Comporta: Um hipotético mecanismo de porta que funciona na medula espinal; uma "comporta" através da qual impulsos de dor alcançam o sistema espinotalâmico lateral. Os impulsos dolorosos são transmitidos por fibras nervosas de grande diâmetro e de pequeno diâmetro. A estimulação das fibras de grande diâmetro impede que as fibras de pequeno diâmetro transmitam sinais. A estimulação (esfregar, massagear) das fibras de diâmetro grande ajuda a suprimir a sensação de dor aguda.
Teste de Força: Teste determinado a determinar se um músculo está respondendo com força suficiente para realizar as funções necessárias do corpo. O teste de força determina a força de contração de um músculo.

Teste Muscular Neurológico: Teste destinado a determinar se a interação neurológica dos músculos está ocorrendo de forma suave.
Tomada de Decisão Ética: A aplicação de princípios éticos e habilidades profissionais para determinar o comportamento apropriado e resolver dilemas éticos.
Toque Essencial: Toque vital, fundamental e primário que é decisivo para o bem-estar.
Toque Expressivo: Toque aplicado para ajudar a transmitir conhecimento e empatia pelo cliente como um todo.
Toque Mecânico: Toque aplicado com a intenção de atingir um resultado anatômico ou fisiológico específico.
Toque Profissional: Toque especializado proporcionado para atingir um resultado específico; o recebedor reembolsa de alguma maneira o profissional pelo serviço prestado.
Toque Seguro: Contato seguro, respeitoso, atencioso, sensível, responsável, simpático, compreensivo, apoiador e empático.
Toque: Contato sem movimento.
Trabalho Corporal: Termo que abrange todas as várias formas de massagem, terapia de movimento e outras terapias de toque.
Tração: Puxão suave na cápsula da articulação para aumentar o espaço da articulação.
Transferência: A personalização do relacionamento profissional por parte do cliente.
Trauma: Lesão física causada por ação violenta ou disruptiva, por substâncias tóxicas ou lesão psíquica resultante de um severo choque emocional de longo ou curto prazo.




V
Velocidade: Taxa de aplicação (isto é, rápida, lenta, variada).
Vibração: Movimento trêmulo fino ou grosseiro que cria respostas reflexas.
Vigor: A capacidade física e mental de resistir aos estressores externos.
Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV): O vírus responsável pela AIDS.
Vírus: Microorganismos que invadem células e inserem seu código genético no código genético das células do hospedeiro. Os vírus usam os nutrientes da célula do hospedeiro e organelas para produzir mais partículas de vírus.




Y
Yang: A porção de toda esfera de função do corpo, mente e espírito no pensamento oriental que corresponde às funções do sistema nervoso autônomo simpático.
Yin: A porção de toda esfera de função do corpo, mente e espírito no pensamento oriental que corresponde às funções do sistema nervoso autônomo parassimpático

Nenhum comentário:

Postar um comentário