segunda-feira, 29 de março de 2010

DLM DE ALAIN GANANCIA

O Precursor
Dr. Emil Vodder nasceu em Copenhague - Dinamarca, em 20 de fevereiro de 1896. Estudou línguas, história, sociologia, filosofia, citologia e fisioterapia. Seus estudos na área de medicina foram interrompidos devido ao padecimento por brucelose (febre de malta). Cursou doutorado em filosofia, na Universidade de Bruxelas - Bélgica. Mais tarde, se dedicou ao estudo das ciências biológicas, enfatizando a importância do sistema linfático, periférico e profundo, considerando a linfa como “fluido claro”; em seu registro mais geral, como um líquido intra e extracelular, humoral (interstício), que está em todas as vias linfáticas e em todos os gânglios. No princípio dos anos trinta nasce sua idéia de descobrir uma técnica manual para a saúde e publica suas investigações teóricas e práticas em revistas de saúde, em Copenhague, na Dinamarca. Dr. Emil e Estrid Vodder, sua esposa, cuja especialidade era a Naturopatia, começaram a aplicar a Drenagem Linfática Manual em seus pacientes, que apresentavam os gânglios linfáticos do pescoço edemaciados, e que padeciam de enfermidades crônicas das vias aéreas respiratórias superiores (sinusite, rinite, faringite...), com resultados muito bons. O casal se dedicou a formar milhares de instrutores do seu método em toda a Europa, transmitindo seus conhecimentos. Segundo opiniões dos próprios alunos, “com grande paciência e sempre com um caráter de humildade, mas, simultaneamente, grande amor ao projetar os gestos peculiares que compõem sua técnica única, para estimular o próprio sistema linfático com todas as suas ações e reações explicáveis”. Entre os anos de 1950 e 1960 alcança o cume do êxito de seu método e se organiza, formando equipes com médicos e cientistas. Somente em 1984, em Copenhague - com 88 anos - recebe, finalmente, o reconhecimento oficial da Delegação da União de Fisioterapeutas Alemães - prêmio pela laboriosa dedicação de uma vida inteira na investigação da Linfologia e o perfeccionismo de um método e como descobridor de sua técnica manual, que desde então está oficialmente aprovada. Em vários países é denominado com abreviaturas diferentes: ML, MLD, DLM, DLMV e LMV.
Dr.Vodder faleceu, após um trágico acidente de automóvel, no dia 17 de fevereiro de 1986, em Copenhague, com quase 90 anos. Sua esposa, Estrid Vodder, continuou sozinha com sua família e seu grande número de alunos de todo o mundo, vindo a falecer em 1996.

O que é Drenagem Linfática?
A drenagem linfática possui diversas aplicações no campo da beleza. É um método de massagem altamente especializado, feito com pressões suaves, lentas, intermitentes e relaxantes, que seguem o trajeto do sistema linfático. Tem por objetivo aprimorar algumas de suas funções, trazendo vários benefícios, como redução de edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, linfedemas, celulite, retenção hídrica, acne, entre outros problemas. Ao mesmo tempo proporciona a regeneração e a defesa dos tecidos, aumentando a diurese e a eliminação de toxinas, desenvolvendo o equilíbrio do organismo. Melhora as funções essenciais do sistema circulatório linfático mediante manobras precisas que acompanham os trajetos linfáticos, não sendo necessária a compressão dos músculos. A principal finalidade é mobilizar a corrente de líquidos que está dentro dos vasos linfáticos. Essa pressão leve e intermitente deve ser realizada de forma rítmica e seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem da linfa.
A Circulação
O sistema circulatório é um circuito fechado formado por artérias, veias, vasos linfáticos e coração. Nesse sistema o coração funciona como uma “bomba” e a cada sístole ventricular (contração do coração) impulsiona o sangue para a aorta, que então propaga o sangue para o resto do corpo. O retorno desse sangue para o coração é feito pelas veias (sistema venoso) com a ajuda do sistema linfático, que transporta a linfa, que, por sua vez, tem o papel de reabsorver líquidos e proteínas, completando assim todo o ciclo. Existe, portanto, o sistema de irrigação, que é o arterial, e os dois sistemas de drenagem, que são o venoso e o linfático.
A Linfa
A linfa difere do sangue, o sangue rico em oxigênio e nutrientes, que vem pelos capilares arteriais, irá alimentar as células do corpo. Os capilares arteriais liberam este plasma no interstício para alimentar as células (onde é feito a troca de oxigênio e nutrientes por gás carbônico e resíduos metabólicos), uma pequena parte do líquido fica acumulada no interstício, pois a pressão dos capilares venosos é mais alta que o interstício. Como o sistema linfático tem uma pressão negativa em torno de –3mmhg, fazendo com que a haja uma pequena sucção; que passa por dentro dos capilares linfáticos, recebe a denominação de linfa, apresentando uma composição semelhante à do plasma sanguíneo. É composta de uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais. O corpo humano tem mais de dez litros de linfa (aproximadamente 16% do peso corporal).
Transporte
A via linfática tem grande importância no transporte de proteínas de alto peso molecular dos tecidos para os vasos. Está no centro dos intercâmbios fundamentais da vida celular e cumpre um papel insubstituível no transporte de algumas substâncias pela circulação capilar.
Ajuda a eliminar o excesso de líquidos e produtos que deixaram a corrente sanguínea e interagiram com o meio local. Outra função importante é a imunológica. A linfa inicial é “pobre” em células de defesa e, durante seu trajeto pelos linfonodos (gânglios), é enriquecida por células com função imunológica. Funciona como uma verdadeira “lixeira” do organismo.


Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquidos, que não consegue absorver. Na maioria dos casos, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edema (inchaço), mais conhecido como linfedema.
Benefícios da DLM
Pode melhorar alguns tipos de edema e auxilia como coadjuvante no tratamento da celulite, já que melhora a drenagem da linfa e do sistema circulatório em geral. É também indicada nas pós-cirurgias estéticas, como lipoaspiração ou lipoescultura, acelerando a recuperação, evitando a fibrose e amenizando o edema pós-cirúrgico.
Como é feita a DLM
A drenagem linfática é realizada à base de pressões com os dedos ou as mãos de acordo com a zona do corpo. As manobras devem ser suaves e superficiais com movimentos de deslizamento sobre o trajeto dos vasos linfáticos e de compressão (bombeamento) na região dos linfonodos (gânglios), como na região das axilas, do pescoço e inguinal (virilhas). A pressão exercida deve seguir sempre o sentido fisiológico da drenagem, ou seja, dos membros em direção ao tronco.
A maioria dos profissionais de estética utiliza a técnica de drenagem linfática como coadjuvante no tratamento da acne, da LDG (celulite), envelhecimento e edemas da pele, em rugas ou bolsas que formam papadas (olhos), pernas pesadas e nos quadris. Pode ser utilizada também no combate ao estresse e ao cansaço em geral. Mas, é sempre bom lembrar e recomendar que a drenagem linfática com finalidade estética deve ser praticada por profissionais com formação específica. Além disso, a drenagem é apenas mais uma ferramenta nesses tipos de tratamento.
Contra-Indicações
A principal contra-indicação da aplicação da drenagem linfática manual é para o paciente com histórico de tumor (câncer), pois com esse método poderíamos estar “disseminando” células cancerosas, e ainda para pacientes na vigência de infecções e afecções cutâneas, como doenças de pele, dermatoses, entre outras, a ser devidamente verificadas. É bom ficar atento quando o quadro não melhora. Se o local fica ainda mais inchado ou dolorido, é sinal de que a massagem não está sendo aplicada corretamente ou não é indicada ao caso.



A DLM de Alain Ganancia
Segundo Ganancia, para uma DLM eficaz é necessário primeiro favorecer a reabsorção do líquido intersticial e as sobrecargas líquidas, em primeiro lugar. Em segundo lugar, o objetivo é favorecer o transporte deste líquido reabsorvido, nos ductos das vias de circulação de retorno: venosas e linfáticas. Para que estas vias de retorno possam conseguir abarcar o volume suplementar líquido das sobrecargas que a DLM está lhes impondo, pela mediação dos intercâmbios tecidos-capilares (pressões locais), será necessário facilitar e melhorar, em primeiro lugar, o trânsito da quantidade de líquidos figurando já, dentro destas mesmas vias. Caso contrário corresponderia em sobrecarregar alguns vasos, que já tem muita dificuldade em assegurar seu próprio trânsito circulatório, por estases ou bloqueios, que acabam aumentando as infiltrações e sobrecargas, provocando mais estase e se estabelecendo um círculo vicioso. Por esta razão, iniciaremos nosso tratamento por manobras de facilitação de levantamento de bloqueio e de estase, seguidas de manobras de drenagem proximalmente proximais de chamada. Com a liberação das vias de retorno circulatório, poderemos executar as manobras que facilitam as trocas de líquidos dos tecidos em direção aos capilares (reabsorção), pela execução de pressões locais. As pressões locais também são efetuadas de forma proximal, a fim de reforçar a chamada e o bombeamento circulatório de retorno. Serão intercaladas uma série de drenagens após cada pressão, com o objetivo de empurrar a quantidade de líquido reabsorvido nos capilares. Estas drenagens seguirão com precisão o percurso dos coletores linfáticos, até os relevos ganglionares. Serão efetuados de baixo para cima, iniciando-se sempre da região recém pressionada. Ao terminar a série de pressões locais com as drenagens intercaladas, se iniciará uma série de drenagens proximalmente proximais, venosas e linfáticas. Concluindo, empurraremos de forma favorável e eficaz o caudal de retorno, inclusive as sobrecargas e o volume de líquido intersticial reabsorvido. 

2 comentários:

  1. É relaxante ler isso! Em dois parágrafos já me senti massageado!
    Passei para ver seu blog lindo e também para desejar uma Páscoa feliz para você minha amiga.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber quais são a tecnicas da drenagen linfatica ganacia mande no meu imeio porfavor nilo_correa.com.br@terra.com.br obrigado é para trabalho do curso

    ResponderExcluir