segunda-feira, 29 de março de 2010

TIPOS DE ACNES

Diagnóstico Correto
Algumas vezes, no desenvolvimento das atividades profissionais, o esteticista se depara com quadros onde o diagnóstico exato fará toda diferença em relação ao tratamento a ser empregado ou a conclusão que não deve realizar nenhum procedimento por ser tratar de uma patologia de competência médica, como exemplo, podemos citar as hipercromias que nem sempre são causadas por exposição solar ou hormônios, mas por seqüelas de doenças como o lúpus eritematoso.
Nos quadros de acne não é diferente, podemos encontrar lesões chamadas acneiformes, ou seja, em forma de acne, mas que não apresentam a etiologia da acne vulgar.
Para isso deve o profissional ter o conhecimento adequado não só da acne vulgar, mas também dos diversos tipos de acne variante, para que a conduta apropriada seja empregada.

Acne vulgar – Etiologia

A acne vulgar é uma afecção crônica, polimorfa e inflamatória, dos folículos pilossebáceos, que é o conjunto do pêlo e da glândula sebácea, originado pela invaginação da epiderme e localizado na derme.
A acne afeta principalmente a população na fase da adolescência. As grandes transformações, devido ao início das atividades hormonais comuns nessa etapa da vida, atuam em seu comportamento e estimulam o desenvolvimento da acne, agravando o quadro a ponto de afetar psicologicamente, interferindo significativamente em sua qualidade de vida, as lesões acneicas causam angústia e frustração, levando a baixa auto-estima e ao isolamento social.
O desconhecimento da patologia, muitas das vezes, leva a demora na procura de recursos para os tratamentos de profilaxia secundária ou sistêmica.

Progressão das Lesões Foliculares da Acne

Acredita-se que a causa da acne é multifatorial e se desenvolve por obstrução do folículo piloso, hipersecreção sebácea e presença de microorganismos.
Obstrução do Folículo Piloso
O acúmulo de queratina na camada córnea, que é uma proteína responsável pela proteção do epitélio, formada a partir da maturação de células chamadas queratinócitos, obstruem o orifício folicular, isso ocorre devido a dificuldade da queratina descamar, dificultando a saída do sebo produzido pelas glândulas sebáceas. O aumento contínuo dessa queratina leva à formação dos comedões. O acúmulo de queratina é chamado de hiperqueratinização.
Hipersecreção Sebácea
Associada à oclusão do canal folicular, a hipersecreção sebácea é um fator fundamental da formação da acne, as glândulas sebáceas estão diretamente sob influência dos hormônios. Na puberdade, a ação principalmente dos andrógenos, produzidos pelos ovários, testículos e adrenais, influenciam uma maior produção de sebo que é composto de colesterol, cera, ésteres, esteróides, esqualeno e triglicérides que aprisionados pela hiperqueratinização da camada córnea, ocasionam a formação dos comedões.

Microorganismos
A presença dos microorganismos é determinante para a formação da acne. Essas bactérias, apesar de fazerem parte da flora bacteriana normal, proliferam-se com facilidade em presença de material oleoso, triglicerídeos, hidrolisando e liberando ácidos graxos livres comedogênicos e irritantes. Essa irritação leva à inflamação e ao extravasamento para derme.
A bactéria Propionibacterium acnes ou P. acnes é a mais comum, mas podemos encontrar em menor número o P. granulosum e raramente o P. parvum.

Propionibacterium acnes e inflamação folicular

A acne acomete mais freqüentemente a face, dorso e peito, porém, em alguns casos, pode atingir os embros superiores e região glútea.

Classificação da Acne



Acne Grau I
à Pele oleosa, comedões abertos e/ou fechados, chamada de acne comedogênica não inflamatória.


Acne Grau II
à Pele oleosa, comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas. Os graus I e II em geral não deixam cicatrizes e são tratados por esteticistas. Chamada de acne pápulo-pustulosa, inflamatória.


Acne Grau III
à Pele oleosa, comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas, nódulos e cistos. Chamada de nódulo-cística, inflamatória.

Acne Grau IV à Pele oleosa, comedões abertos e fechados, pápulas e pústulas nódulos, cistos e abscessos. Conglobata, pois engloba todas os outros graus.
Hoje já se fala em outras classificações, mas essas são as mais encontradas na literatura.

Acne Variante – Etiologia
Uma característica muito significativa de alguns tipos de acne é a ausência de comedões e a etiopatogênia diversa, diferindo muito da acne vulgar, devido a essa característica, são consideradas como variações, apresentando lesões em forma de acne, com presença de pápulas e pústulas ou mesmo de comedões, mas que, não tem a etiologia da acne vulgar.


Acne Neonatal – Presença de pápulas e pústulas nos primeiros dias de vida do recém-nascido com etiopatogênia ainda desconhecida, mas com a hipótese de ser por influência dos hormônios maternos ou fármacos ingeridos pela mãe durante a gravidez, deve ser tratado pelo pediatra ou dermatologista.

Acne Infantil – Persistem após o período neonatal, após o terceiro mês até 4 anos, as causas podem ser por disfunções endocrinológicas ou hipotalâmicas, deve ser tratado pelo pediatra, dermatologista ou endocrinologista.
Acne Medicamentosa – Presença de pápulas e pústulas pelo uso de hormônios, corticóides de uso tópico e oral, anticoncepcionais, iodo, cloro, bromo, ácido isonicotínico, difenil-hidantoína, fenobarbital, trimetadiona, carbonato de lítio, vitaminas B12, B6, B1 e D2 e anabolizantes. Tratamento médico e estético com o uso de ativos antiinflamatórios, calmantes e secativos como as argilas, principalmente a branca, com o objetivo de amenizar o quadro, após a retirada do agente causador, deve-se proceder a tratamentos com algumas sessões de limpeza de pele.


Acne Esteroidiana – Causada por corticóides e esteróides em geral; ver acne medicamentosa.
Acne Tardia – Hiperandrogenismo, anormalidades ovarianas ou das supra-renais; presença de nódulos e cistos; tratamento médico e estético.

Ovários Policísticos – As lesões acneicas decorrentes da síndrome dos óvários policísticos se localizam em grande quantidade nas regiões sub-mentoniana e sub-auricular.
Acne Venerata – Muito comum em ambientes industriais que utilizam produtos químicos, lubrificantes oleosos (aplicação por longos períodos), coaltar, piche, óleo mineral industrial, óleo de petróleo e substâncias encontradas em tintas, vernizes, lacas, vários óleos, pomadas e cosméticos comedogênicos com muito óleo que obstruem o óstio folicular.
Acne Cosmética – Substâncias comedogênicas; ver acne venerata.
Acne Mecânica – Não apresenta comedões, só pápulas e pústulas; devido ao uso de chapéus, capacetes, colares e outros.
Acne de Contato - Tipo de acne mecânica.
Acne Fulminante - Forma grave, rara e abrupta de acne vulgar. Pode vir acompanhada de dor nas articulações; acomete mais o sexo masculino; etiologia desconhecida; presença de febre, lesões inflamadas, dolorosas, pápulas, pústulas e nódulos que evoluem para úlceras e hemorragias em algumas lesões; tratamento médico.



Acne Tropical, EstivaI ou Actínica - Por exposição solar, relacionada ao calor e ao suor; estival, relacionada à profissão; não apresenta comedões, só pápulas e pústulas; tratamento médico e estético.
Acne por Estresse – Os hormônios adrenocorticotrófico, adrenalina e cortisol segregados durante os quadros de estresse intensificam a produção das glândulas sebáceas, nesse caso é muito comum se proceder a limpeza de pele e, apenas uma semana após, o cliente relata que ocorreu o aparecimento de diversos comedões e pústulas; muito comum antes de provas, principalmente vestibular; tratamento médico e estético.
Síndrome de SAHA - Seborréia, Acne, Hirsutismo e Alopecia - O aumento dos andrógenos pode levar a essa síndrome que influencia de tal forma a unidade pilossebácea, causando seborréia, acne, hirsutismo e alopecia, para isso basta que essa unidade tenha receptores específicos sensíveis à ação do hormônio.
Acne Escoriada – Os portadores desse tipo de lesão são geralmente tensos e possuem uma compulsão em espremer comedões, pápulas e pústulas, produzindo escoriações, manchas e cicatrizes, geralmente ocorre em mulheres e é quase sempre indicada orientação psicológica, algumas vezes, as lesões acneicas são inexistentes, mas qualquer mínima alteração na superfície cutânea serve para que se escorie; tratamento médico e estético.
Caso de Acne Escoriada
Trabalho em tratamentos de acne há cinco anos, nesse período tive sob meus cuidados inúmeros casos de acne vulgar, tardia e por estresse, esse ano fui brindada com um caso de acne escoriada.
Cliente R, idade 34 anos, profissão advogada, por recomendação médica veio se submeter à limpeza de pele.
Durante a anamnese, relata entre outras informações que está vivendo em seu trabalho sob muita pressão, na avaliação por meio de lupa, observei a ausência de comedões e a presença de algumas pústulas espalhadas na face, uma grande concentração no queixo, e que suas unhas eram longas.
Iniciei o procedimento e durante a higienização conversei sobre a necessidade dela ajudar em seu tratamento.
Perguntou-me como e eu expliquei que ela não deveria mexer, pois isso estava causando algumas seqüelas, como escoriações e manchas. Ela se calou e durante todo o procedimento fui tentando fazer com que percebesse que aquelas alterações na verdade não eram acne, mas o resultado de inúmeras escoriações. Aos poucos ela começou a falar e declarou que realmente gostava de retirar “as bolinhas” que tinha no rosto.
Reforcei a necessidade de não mexer e, se possível, que cortasse as unhas e procurasse fazer terapia.
Realizei até o momento dois procedimentos, onde utilizei, entre outras técnicas, peeling com microdermoabrasão, DLM e argila branca com loção de própolis.
O resultado é visível não só na superfície cutânea, mas na diferença da expressão do rosto de R, entre a primeira e segunda foto.

Como primeira manutenção indiquei um sabonete calmante, filtro solar hidratante FPS 15 e à noite uma loção secativa, mudamos a manutenção, mantendo o sabonete e filtro solar, para o uso de um gel/creme a base de vitaminas e oligoelementos.
Isso mostra o quanto nosso trabalho é importante, como lidamos com questões delicadas que são saúde e bem estar da população e o quanto precisamos do conhecimento para fazer da estética cada vez mais uma profissão reconhecida e respeitada.


 

2 comentários:

  1. parabéns bem colocado esta matéria,adorei
    cidasmack@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Esclarecedor ...valeu!Sou estudante de estética.

    ResponderExcluir